Duas Margens

BEM VINDO ÀS DUAS MARGENS

Espero que possamos partilhar a vontade de construir pontes e passagens, certos de que todas a pontes e passagens têm pelo menos 2 entradas e que todas as entradas são também saídas. Às vezes não importa tanto onde entramos e por onde saímos, mas o que no percurso fazemos juntos.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

GATOS DE CAÇA

1.
Com Manuela Ferreira Leite o PSD empenhou-se inteiramente numa estratégia: a queixa, a denúncia, o ataque, a exploração de casos judiciais, o sublinhar de “casos” da comunicação social, o carácter do Primeiro-Ministro, a espionagem do Governo ao Presidente, a asfixia democrática, enfim... Manuela Ferreira Leite, como costuma dizer-se, partiu os dentes na torneira.
Passos Coelho virou a página. Anunciou que com ele a orientação do PSD seria fazer oposição política, criticando as políticas do governo, procurando e propondo as suas alternativas políticas, construindo uma alternativa política global de governo ao PS. Veremos.
2
A oposição na Câmara de Abrantes , conta-me quem sabe, adoptou atitude parecida com a do PSD de Manuela Ferreira Leite. Talvez por dos três vereadores que representam a oposição dois serem juristas e/ou advogados, devem achar (o “achismo” é a grande moda da epistemologia nacional) que a Câmara é uma sala de audiências e vá de fazer oposição jurídica. E queixas. Ao que me dizem, ao Ministério Público, à Alta Autoridade para a Comunicação Social (bem, agora é a ERC...), e o que mais veremos… Pelos vistos o Provedor Municipal, o Boletim Municipal, os Concursos para admissão de pessoal, e outras coisas que não sei, suscitam queixas…
Em Abrantes, na Câmara, a oposição apresenta queixas…
Oposição jurídica, oposição administrativa… o Salão Nobre como Sala de Audiências…
Podem fazê-lo? Claro que podem, vivemos uma democracia e é a sua maneira de ver as coisas. Saberão fazê-lo? São juristas, presumimos-lhes a competência.
Só um reparo. O povo paga-lhes (em votos, claro) para serem e fazerem oposição política. Para fazerem crítica política. Para proporem alternativas políticas. Para enriquecerem o debate político. Para construírem alternativas políticas de governação municipal.
Como sabemos, quem não tem cão caça com gato…
3.
É só para dizer que Passos Coelho esteve bem, acho eu… e seguramente muitos portugueses. Era triste e deprimente ver o principal partido da oposição afundar-se numa estratégia ao sabor das coisas e da espuma do quotidiano, mas sem qualquer pensamento e sem qualquer dimensão política.

in A Barca, 22 Abril 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário