Duas Margens

BEM VINDO ÀS DUAS MARGENS

Espero que possamos partilhar a vontade de construir pontes e passagens, certos de que todas a pontes e passagens têm pelo menos 2 entradas e que todas as entradas são também saídas. Às vezes não importa tanto onde entramos e por onde saímos, mas o que no percurso fazemos juntos.

sábado, 29 de janeiro de 2011

E AGORA, PS ?

E agora, PS ?

As presidenciais acabaram.
Cavaco é o PR por mais cinco anos.

E agora ?
Voltamos ao quotidiano, voltamos à governação, à crise, à dívida e ao défice, aos mercados, ao se Portugal cai vai a Espanha a seguir e depois a França e sabe-se lá que mais…

E agora, PS ?

Só se podem ganhar batalhas que se querem ganhar.
O PS e o Governo precisam de ganhar várias batalhas.
O PS e o Governo precisam de querer ganhá-las.

Desde já: ganhar a batalha da execução orçamental.
Repor a confiança e a boa expectativa das instituições europeias e internacionais e dos mercados, baixar os juros, baixar o défice, controlar a dívida.

Retomar a energia reformista das Novas Fronteiras.
Não basta esperar que a economia retome, que as exportações cresçam…
É preciso reformar.
- A Administração e o Estado. Uma cultura de gestão por objectivos e para resultados, A racionalização territorial da administração, dos municípios e das freguesias. A qualidade e a proximidade ao cidadão.
- a Educação. Continuar as reformas realizadas. Exigir resultados. Valorizar o trabalho , a exigência, a aprendizagem, o respeito. Promover a inclusão.
- Qualificar a envolvente da actividade empresarial para promover a competitividade da economia, a criação de riqueza.
- Valorizar e racionalizar a função redistributiva do Estado para a coesão social.
- A Justiça. Barata, rápida, fiável. Credível.

E
Reformar o sistema político, valorizara função de Representação, responsabilizar os representantes perante os representados, valorizar o debate político e público, chamar simpatizantes, apoiantes e eleitores à outros patamares de participação e responsabilização, cuidar da legitimaçao permanente do sistema politico.

O país precisa de uma agenda política. O país precisa de se empenhar na realização de uma agenda política clara e mobilizadora. O país precisa de uma agenda política clara que gere uma base social de apoio que a legitime e lhe dê condições da sua realização.

Vem aí um Congresso do PS. Lá para a Primavera.
Espero que aí o PS se encontre e crie as melhores condições para lançar uma ofensiva política que inspire a governação, mobilize o país, abra caminhos para saír da crise rumoao desenvolvimento e a sustentabilidade.

O País precisa. O País quer. O País exige.

Sem comentários:

Enviar um comentário