Duas Margens

BEM VINDO ÀS DUAS MARGENS

Espero que possamos partilhar a vontade de construir pontes e passagens, certos de que todas a pontes e passagens têm pelo menos 2 entradas e que todas as entradas são também saídas. Às vezes não importa tanto onde entramos e por onde saímos, mas o que no percurso fazemos juntos.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Pós Agenda de Lisboa: EUROPA 2020

IP/10/ 225

"Bruxelas, 3 de Março de 2010

Europa 2020: a Comissão propõe uma nova estratégia económica para a Europa

A Comissão Europeia lançou hoje a Estratégia Europa 2020 para assegurar a saída da crise e preparar a economia da UE para a próxima década. A Comissão identifica três vectores fundamentais de crescimento que deverão orientar as acções concretas a nível da UE e a nível nacional: crescimento inteligente (promover o conhecimento, a inovação, a educação e a sociedade digital), crescimento sustentável (tornar a nosso aparelho produtivo mais eficiente em termos de recursos, ao mesmo tempo que se reforça a nossa competitividade) e crescimento inclusivo (aumento da taxa de participação no mercado de trabalho, aquisição de qualificações e luta contra a pobreza). Esta batalha em prol do crescimento e do emprego exige um empenhamento ao mais alto nível político e a mobilização de todos os intervenientes à escala europeia. São fixados cinco objectivos que definem o que pretendemos para a UE em 2020 e que nos permitirão acompanhar os progressos alcançados.
(...)
O s progressos para alcançar estes objectivos serão avaliados em função de cinco objectivos representativos a nível da UE, que os Estados-Membros deverão traduzir em objectivos nacionais, tendo em conta os seus diferentes pontos de partida:

75 % da população de idade compreendida entre 20 e 64 anos deve estar empregada.
3 % do PIB da UE deve ser investido em I&D.
o s objectivos em matéria de clima/energia «20/20/20» devem ser cumpridos .
a taxa de abandono escolar deve ser inferior a 10 % e pelo menos 40 % da geração mais jovem deve dispor de um diploma do ensino superior.
20 milhões de pessoas devem deixar de estar sujeitas ao risco de pobreza."

Further information : http://ec.europa.eu/eu2020/index_en.htm

Aí está a estratégia que se segue ao falhanço da Agenda de Lisboa. Para os próximos 10 anos da Europa. A ver com atenção. Mas falta, e faz falta, o Relatório de Avaliação da Agenda de Lisboa em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário