Duas Margens

BEM VINDO ÀS DUAS MARGENS

Espero que possamos partilhar a vontade de construir pontes e passagens, certos de que todas a pontes e passagens têm pelo menos 2 entradas e que todas as entradas são também saídas. Às vezes não importa tanto onde entramos e por onde saímos, mas o que no percurso fazemos juntos.

segunda-feira, 8 de março de 2010

AGENDA 2020 PARA O DISTRITO

Era bom termos um Relatório de Execução da Agenda de Lisboa em Portugal.
Era bom termos um bom, profundo e aberto debate sobre a proposta Europa 2020.
Era bom termos um estudo de Realização da Agenda de Lisboa no distrito.
Para sabermos como o distrito se pode, e deve, posicionar e preparar para realizar a estatégia Europa 2020.
Para uma estratégia que promova um distrito de Santarém mais coeso e competitivo. Para estarmos preparados.
Era boa uma parceria Nersant, Asociações de Municípios, Politécnicos e Governo Civil para estas tarefas.

2 comentários:

  1. É tempo de encararmos o Distrito como coisa do passado. O caminho é a Regionalização! Não podemos ser velhos do Restelo.Teremos que construir um futuro mais harmonioso para os vindouros.Caso contrário em pouco tempo estaremos todos na orla costeira, com uma desrtificação à vista no interior!!!

    ResponderEliminar
  2. Defendo a criação das regiões administrativas há muito. A minha região é a Região de Lisboa e Vale do Tejo (e as 5 regiões correspondentes às cinco NUT II ou CCDR). Mas o território da região não passará a ser o único relevante. Nem a região um absoluto mágico. Os municípios continuarão a ser unidades de planeamento a determinado nivel. E haverá outros territórios com essa característica. O Vale do Tejo é um deles. Agregando duas NUT III (Lezíria e Médio Tejo)é um território com marcas próprias e uma dinâmica que não se subsume, nem deve deixar que se subsuma e subordine à dinâmica própria da Área Metropolitana de Lisboa. É relevante que, integrado na RLVT, partilhando uma estratégia com a AML, o Vale do Tejo se afirme também como território de concertação alargada supramunicipal. O Distrito como entidade administrativa é, há muito, espécie em vias de extinção. Os teritórios não. E acho que não devemos confundir as duas coisas.

    ResponderEliminar