Duas Margens

BEM VINDO ÀS DUAS MARGENS

Espero que possamos partilhar a vontade de construir pontes e passagens, certos de que todas a pontes e passagens têm pelo menos 2 entradas e que todas as entradas são também saídas. Às vezes não importa tanto onde entramos e por onde saímos, mas o que no percurso fazemos juntos.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

PRESIDENCIAIS. E O PS? E NÓS?

Os candidatos a candidatos estão na expectativa. Os partidos também. Todos? Todos menos um, que aquece motores já na estrada: Manuel Alegre. Para gáudio do BE.Também do PC? Sim, acho eu.
E o PS? Espera, demasiado ocupado com a governação? Espera para ver o que dá Alegre? Espera à espera de A Guterres, de J. Gama, de ...? Espera para ver se nessa espera nos conformamos ao sapo e sua inevitabildade? Alegre quer tornar-se a inevitabilidade do PS. Vai conseguir? Ou melhor: o PS vai por aí?
Sou dos que acha que não. Dos que não quer. O PS tem, na sua àrea bons candidatos e bons possíves futuros Presidentes. Os que referi. Outros. Claro: é preciso querer. Mas a vontade também se organiza, se forma, se reforça. A Presidência é muito exigente. Vêmo-lo com Cavaco, que já deu de si, de fraco e de às vezes não se aguentar no balanço. Exige conhecimento. Da sociedade, da complexidade do mundo, de muitos dossiers e de muitas matérias, da Europa, seus problemas e potencialidades. Exige competências técnicas, políticas, pessoais. Exige capacidade de interlocução, equilíbrio, ponderação. Exige qualificação e currículo. Vejo isso em Guterres e Gama, vejo-o também em Vitorino ou Amado... Não o vejo em Alegre.
Alegre tem atrás de si o quê? Para la de Argel, duma bela voz,tonitruante e cheia de ressonâncias dos anos sesssenta (do século passado), de belos livros de belos poemas e versos, Alegre foi, que eu saiba, SE após o 25 de Abril, numa muito curta experiência governativa, e deputado durante muitos anos. Mas se nos perguntarmos qual o contributo legislativo para a República e o País que lhe devemos, qual ou quais as leis de que foi primeiro subscritor, não sei... Mas tem também a recente aventura e deriva esquerdista de contestação ao Governo de Sócrates, bem acompanhado pelo BE e pelo PC... E uma vaidade e um ego imensos.
Alegre diz às vezes coisas giras e populistas. Talvea algumas fiquem no ouvido. Mas Alegre não é capaz de condensar ou projectar simbolicamente qualquer futuro. Alegre é passado puro, envolto numa retórica de frases feitas e generalistas.
Darei o que tiver que dar por Guterres, por Gama. por Vitorino, por Amado. Ou por outro, a ver. Exijo lhe visão, saber, competência, experiência, conhecimento, equilírio, sensatez. Capacidade de contibuir para a governabilidade, para um novo imaginário de que precisamos, para uma sede e vontade de futuro que nos alimente a capacidade criativa. Não é Alegre.
Espero que o PS não nos dê a tristeza de nos servir Alegre.
Não é o que o País precisa.
É isto o que penso.

3 comentários:

  1. Deparei-me com este blog, pelo que vejo, recente e deparei-me logo com a preocupação do autor com o Manuel Alegre novamente avançar à candidatura da presidência da República. E diz, para gáudio do BE mas não sabe se do PC. Do primeiro não tenho dúvidas; do segundo julgo haver um distanciamento há longos anos.
    A preocupação do Sr. Carvalho, para além do reaparecimento do Poeta, é o seu partido ainda não ter avançado com algum dos vários "bons candidatos e bons possíves futuros Presidentes" existentes no partido. Infelizmente os que aponta não primam pela qualidade para tal tarefa. Senão vejamos:
    - Guterres, o fugitivo. O Sr. parece que se esqueceu da situação caótica em que deixou o país. E depois, ala que se faz tarde.
    - Jaime Gama já deu o que tinha a dar. Comparou João Jardim a Bokassa, para mais tarde lhe traçar grandes elogios, ao ponto de os dirigentes madeirenses do PS ficarem sem palavras... só mostra que chegou ao estado de Mário Soares muito mais cedo: XÉ-XÉ.
    - António Vitorino! Mas este homem, advogado que se faz pagar bem, está no seu direito, mas que desconhece a lei no que concerne a impostos quando da compra de uma propriedade no Alentejo... O homem é pior por dinheiro do que as formigas por açúcar, livra se chegasse a presidente da república...
    - Amado. Ó Sr. Carvalho, por quem é! O ministro dos negócios estrangeiros, que o Bush impôs para substituir Freitas do Amaral? O tempo dos cônsules romanos já passou à história.
    "Ou por outro, a ver", diz o Sr. Tenha cuidado com qual outro. Não se lembre do Almeida Santos, Sócrates, Coelho, Vara, sei lá que mais. Esqueceu-se, talvez de António Costa. Este, ou me engano muito ou será o sucessor de Sócrates, quando o eng.(?)der de frosques, deixando esta quinta em cacos, ou lá terá que ser o tal candidato à presidência da república. E aqui acredito que o PC não tenha pejo em o apoiar em detrimento, evidente do Alegre. Veja-se o apoio encapotado deste partido nas recentes autárquicas em Lisboa.
    Passe bem Sr. Carvalho. Pode ser que acidentalmente me torne a cruzar com o seu blog e nessa altura já tenha resolvido o problema da candidatura.

    ResponderEliminar
  2. Eu identifico-me. Digo o que penso e assumo o que digo... Desculpe, caro visitante e comentador, mas porque se oculta? Até poderíamos trocar boas opiniões, comentários, argumentos. Mas tenho dificuldade em fazê-lo com sombras...
    Obrigado, todavia. Boas Festas!

    ResponderEliminar
  3. Ah! Dei um salto ao sem blog, rápido. Talvez lá volte, caro Abraão.

    ResponderEliminar