Duas Margens

BEM VINDO ÀS DUAS MARGENS

Espero que possamos partilhar a vontade de construir pontes e passagens, certos de que todas a pontes e passagens têm pelo menos 2 entradas e que todas as entradas são também saídas. Às vezes não importa tanto onde entramos e por onde saímos, mas o que no percurso fazemos juntos.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

JOGOS

Há jogos de soma nula: Se um ganha, o outro perde. Há jogos de soma não nula, ou win-win, como preferem dizer os ingleses. O debate político em Portugal estruturou-se como um jogo de soma nula: se um ganha o outro perde. esgrimem-se argumentos para "liquidar" o outro. E vale tudo, faltas, penalties, simulações,derrubes, agressões...Veja os debates televisivos: a seguir a grande questão é saber quem ganhou e quem perdeu, e por quantos, e que lances e jogadas assim e assado, tal e qual um jogo de futebol. E eu gosto mesmo de futebol.
Mas este é o paradigma, esta a cultura do debate político, foi assim que fomos configurados. E é pobre.
É altura de mudar, de construír um paradigma novo, mais rico e enriquecedor.
É altura de iniciar e consolidar um novo protocolo, uma nova cultura de debate político. Perguntar sempre o que é que o pais ganha. E se o país ganhar com as nossas diferenças, e ganha, que a diferença só nos valoriza como comunidade, precisamos de expô-las publicamente, estruturar os nossos diferendos, torná-los compreensíveis e apropriáveis, estimular correntes de opinião. E se o país ganhar com as nossas convergências, ganhamos. Mas o país, e nós, ganhamos com as nossas convergências. E precisamos, também sem dramas e má consciência, de valorizar a concertação, empenhar-nos em construí-la, saber o que, com as nossa diferenças, podemos fazer juntos.
Precisamos de iniciar um ciclo, com a maturidade que 35 anos de democracia nos deram, de valorizar a nossa capacidade de convergir, de construir concertação.
A política pode, e deve ser, também, território de concertação.
Precsamos de aprender a jogar jogos win-win.
De fazer da política também um jogo win-win.

Sem comentários:

Enviar um comentário