Duas Margens

BEM VINDO ÀS DUAS MARGENS

Espero que possamos partilhar a vontade de construir pontes e passagens, certos de que todas a pontes e passagens têm pelo menos 2 entradas e que todas as entradas são também saídas. Às vezes não importa tanto onde entramos e por onde saímos, mas o que no percurso fazemos juntos.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A OPORTUNIDADE PEC

Tenho dito que precisamos de negociar um NOVO CONTRATO SOCIAL.
Tenho dito que precisamos de construír uma nova cultura de debate político, um novo protocolo que faça da política, também, um território de concertação.
O PR veio colocar na agenda a necessidade de um plano a médio prazo para recolocar Portugal no caminho da sustentabilidade económica e financeira.
O Governo assumiu essa necessidade.
Iniciou-se uma negociação para o OE.
Vamos ter que entregar na UE um novo Plano de Estabilidade e Crescimento. E executá-lo.
É imprescindível, para a sua credibilidade e para a credibiliade do país (e começamos a perceber como a credibildade e a confiança são valores decisivos)que o PEC seja um projecto do país, realize a convergência e mobilize o empenho do país. Sabemos quem vai estar contra. É decisivo sabermos quem está a favor. O Governo e o PS, o Presidente, a maioria clara do Parlamento (quer dizer também o PSD e o CDS), a maoria dos parceiros sociais.
Quer dizer: este PEC vale como um novo contrato social, que o país tem que ser capaz de concertar e realizar.
Seria bom limpar a espuma da superfície para nos determos nas correntes profundas que o país tem que seguir.
Este PEC é a nossa oportunidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário