Duas Margens

BEM VINDO ÀS DUAS MARGENS

Espero que possamos partilhar a vontade de construir pontes e passagens, certos de que todas a pontes e passagens têm pelo menos 2 entradas e que todas as entradas são também saídas. Às vezes não importa tanto onde entramos e por onde saímos, mas o que no percurso fazemos juntos.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

DIFERENDO NO PS: ADOPÇÃO?

Noticia-se diferendo entre a Direcção do Grupo Parlamentar e José Sócrates sobre adopção no casamento gay. Já enunciei a minha posição.
Nada tenho opor ao casamento gay. Por uma questão de princípio: decorre do respeito mela maioridade, pela autonomia e realização pessoais, de liberdade individual. O indivíduo que se casa compromete-se a si num projecto de vida.
Mais: o PS comprometeu-se nas eleições a aprovar o casamento gay.
A adopção de crianças no âmbito destes casamentos é matéria diferente. Não decorre apenas da afirmação da maioridade, da autonomia e realização pessoais, não é só questão de liberdade individual. Não é só uma questão civilizacional e de respeito por valores essenciais. Envolve um terceiro, menor, não autónomo. Há outras variáveis, outros interesses, outros destinos, otras vidas. Independentemente de juízos morais.
Mais: não é um compromisso assumido pelo PS perante os cidadãos. Pelo contrário. O PS reiterou o contrário.
E se talvez, mesmo com polémica, estamos maduros para validar o casamento gay, duvido que o mesmo aconteça com a adopção.
Sócrates tem razão.
Aos que querem tudo duma vez (mesmo admitindo que têm razões válidas para este debate) impõe-se o dever de reflexão. Às vezes é melhor um passo de cada vez. Forçar a velocidade, dar passos maiores do que os que podemos dar, faz-os caír e nem um passo damos...

Sem comentários:

Enviar um comentário