Duas Margens

BEM VINDO ÀS DUAS MARGENS

Espero que possamos partilhar a vontade de construir pontes e passagens, certos de que todas a pontes e passagens têm pelo menos 2 entradas e que todas as entradas são também saídas. Às vezes não importa tanto onde entramos e por onde saímos, mas o que no percurso fazemos juntos.

sábado, 23 de janeiro de 2010

HAITI. HIPOCRISIA.

Hugo Chavez fez mais uma cena anti-americana. Seguido, de perto, pela diplomacia francesa, com a tradicional "finesse" cultural anti-colonialista, é claro. Os americanos estão a ocupar militarmente o Haiti! E ouvi também o silêncio compungido dos amigos de Chavez. a esquerda mas ou menos radical, anti-imperialista, anti capitalista, anti americana, anti...
Toda a gente sabe que, nestes casos, imediatamente a seguir à devastação, à morte, à doença, à fome, vem o caos, a desordem, a anarquia, os assaltos, os saques, a violência... Como fazer chegar ajuda num cenário destes? Toda a gente sabe que, nestes casos, a declaração do estado de emergência, a manutenção da ordem pública, o estabelecimento dos mínimos de segurança é a operação essencial para o sucesso que qualquer ajuda humanitária.
A ONU fez chegar imediatamente milhares de capacetes azuis. O Brazil esteve à altura. Os EUA foram e estão a ser decisivos.
Enquanto Chavez discursa longamente e obriga as televisões a passá-lo para que toda a gente tenha que o ouvir, os franceses exibem de longe a sua tradicional retórica de potência colonial com remorsos mal resolvidos, e uns tantos outros mantêm um silêncio táctico sobre a hipocrisia destas declarações estupidamente desumanas, os EUA agem e estão efectivamente no terreno.
Os haitianos agradecem.
Ainda bem que os EUA estão cá.

1 comentário:

  1. Olá Nelson.
    Não é costume diambular pelos blogs mas como em tempos me envias-te este endereço, hoje dei uma vista de olhos procurando outro(s) tema(s). Deparei-me com este. Nem quero saber do Chavez nem tão pouco dos franceses. Sou um tanto ou quanto alérgico às teorias da conspiração. Mas depois da pandemia da gripe A e aquilo que hoje se sabe pela denúncia da ex-ministra da saúde da Finlândia, do deputado alemão no parlamento europeu e outros para além das armas biológicas que deram origem à invasão do Iraque, espero para ver...
    O futuro dirá. Não te esqueças deste teu post.
    Um abraço.

    ResponderEliminar