Duas Margens

BEM VINDO ÀS DUAS MARGENS

Espero que possamos partilhar a vontade de construir pontes e passagens, certos de que todas a pontes e passagens têm pelo menos 2 entradas e que todas as entradas são também saídas. Às vezes não importa tanto onde entramos e por onde saímos, mas o que no percurso fazemos juntos.

domingo, 10 de janeiro de 2010

ARGUMENTOS... E CONTRA-ARGUMENTOS

E a lógica não é uma batata...
Hoje colocaram-me uma objecção que me deixou calado. Que exige um pensamento que não tenho.
Defendi a admissibilidade legal do casamento gay em nome da maioridade, da liberdade, do direito à autodeterminação de duas pessoas adultas. E mantenho. Afirmei-me contra a hipótese de avançar agora com a adopção, porque envolvia um terceiro, a criança, sem maioridade e autodeterminação...
Bem: E se se tratar de legislar no sentido de autorizar a bigamia ou poligamia? Nao será o mesmo exercício da maioridade,da liberdade individual, do direito à autodeterminação de três (ou quatro ou...) pessoas adultas?
O número é relevante para alterar a validade do argumento?
Bem, fiquei calado... Do ponto da vista lógico e de uma boa gramática argumentativa, o número não me parece alterar a validade do argumento. Mas...
É uma questão teórica, bem sei. Também não irá ser levantada na nossa sociedade.
Mas é uma boa questão à qual não sei responder...

Sem comentários:

Enviar um comentário